Os desenhos Sona, plural de lusona, faziam parte da tradição do Povo Tchokwe. É conhecido no Leste de Angola e próximo as fronteiras da Zâmbia e do Congo. Os desenhos eram feitos na areia apenas por homens, como forma de contar uma história ou mostrar a realidade do seu (com representações do quotidiano, da natureza, dos animais e das pessoas). Fazia parte do rito de passagem dos rapazes para à vida adulta aprender a desenhar Sona e narrar contos.
Conceitos matemáticos como Análise Combinatória, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) eram usados instintivamente, uma vez que o povo Tchokwe não tinha conhecimento das fórmulas e da matemática dos gráficos. Primeiramente, limpava-se o solo e aplanava-o com a mão, e com a ponta dos dedos desenhava uma matriz de pontos com espaços cuidadosamente proporcionais. Posteriormente, o narrador traçava linhas - retas e curvas com inclinação de 45 graus - em volta dos pontos sem tirar os dedos da areia até finalizar o desenho.
Os desenhos Sona, plural de lusona, faziam parte da tradição do Povo Tchokwe. É conhecido no Leste de Angola e próximo as fronteiras da Zâmbia e do Congo. Os desenhos eram feitos na areia apenas por homens, como forma de contar uma história ou mostrar a realidade do seu (com representações do quotidiano, da natureza, dos animais e das pessoas). Fazia parte do rito de passagem dos rapazes para à vida adulta aprender a desenhar Sona e narrar contos.
Conceitos matemáticos como Análise Combinatória, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) eram usados instintivamente, uma vez que o povo Tchokwe não tinha conhecimento das fórmulas e da matemática dos gráficos. Primeiramente, limpava-se o solo e aplanava-o com a mão, e com a ponta dos dedos desenhava uma matriz de pontos com espaços cuidadosamente proporcionais. Posteriormente, o narrador traçava linhas - retas e curvas com inclinação de 45 graus - em volta dos pontos sem tirar os dedos da areia até finalizar o desenho.
Os desenhos Sona, plural de lusona, faziam parte da tradição do Povo Tchokwe. É conhecido no Leste de Angola e próximo as fronteiras da Zâmbia e do Congo. Os desenhos eram feitos na areia apenas por homens, como forma de contar uma história ou mostrar a realidade do seu (com representações do quotidiano, da natureza, dos animais e das pessoas). Fazia parte do rito de passagem dos rapazes para à vida adulta aprender a desenhar Sona e narrar contos.
Conceitos matemáticos como Análise Combinatória, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) eram usados instintivamente, uma vez que o povo Tchokwe não tinha conhecimento das fórmulas e da matemática dos gráficos. Primeiramente, limpava-se o solo e aplanava-o com a mão, e com a ponta dos dedos desenhava uma matriz de pontos com espaços cuidadosamente proporcionais. Posteriormente, o narrador traçava linhas - retas e curvas com inclinação de 45 graus - em volta dos pontos sem tirar os dedos da areia até finalizar o desenho.
CENTRO METAPOLIS
HOTEL / ESCRITÓRIOS / SERVIÇOS INSTITUCIONAIS
Um corpo para alojar os serviços do IDIA, órgão tutelar do ministério da Indústria, um hotel e um corpo de escritórios constituem as 3 unidades orgânicas do centro Metapolis. A sua implantação é feita sobre uma praça pública/anfiteatro sobrelevada, de utilização exclusiva e privada dos utentes destas unidades. A sua orientação reduz o impacto visual destes 3 corpos, colocando-os perpendicularmente às vias públicas e recuados em relação ao limite do lote.
Os corpos que rematam o gaveto ocupam toda a área de implantação, funcionam como embasamento e têm 3 pisos, respeitando a escala de ocupação dominante da área circundante, como continuidade do suporte físico que é a história da cidade.
Os corpos arquitectónicos interiores têm a escala de um centro de uma cidade metropolitana. A praça privada terá uma função catalisadora na promoção do encontro cultura/negócios/lazer. Daí o seu carácter de espaço aberto e agregador onde se encontram os snacks e cafés do hotel, que servem de apoio às áreas comerciais e de auditório do mesmo - no 2º piso do embasamento, este conjunto contem em si, a convivência do ambiente social e privado dotado de serviços atractivos ao tecido empresarial e cultural.
LOCALIZAÇÃO
Luanda, Angola
DATA
2008
ÁREA DE IMPLANTAÇÃO
2128 m²
ÁREA DE TERRENO
3881 m²